domingo, 18 de abril de 2010


Visto em formato digital, o hipertexto agrega diversas informações em forma de bloco de textos, palavras, animações ou sons, cujo o acesso só dará por meio de referências específicas como os links e hiperlinks, aonde estes destacam o corpo do texto mediador.
O hipertexto permite aceso rápido a qualquer informação de forma virtual, sendo o www, utilizado como meio hipertextual, o qual serve de referência de textos potenciais, e fonte de leitura para qualquer texto, modelo de funcionamento à mentes em rede externamente a ela.
Serve de enciclopédia, sendo um clássico exemplar de hipertexto baseado no papel, pois por meio dele é possível o acesso não lenear aos verbetes contidos em diferentes volumes. E temos com evidência de hipertexto tradicional as anotações de Leonardo Da Vinci, assim como a Bíblia, devido a sua forma não linear de leitura.
Convenhamos que o hipertexto no âmbito educacional é relevante e deve ser usado como recurso para desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, o qual favorece um ambiente no qual a aprendizagem acontece de maneira espontânea por intermédio de descobertas, pois ao tentar localizar uma informação, o usuário de hipertexto, participa ativamente na concretização da construção do conhecimento, sendo esta forma de aprendizagem mais permanente e transferível do que aquela direta e imposta.
O trabalho em sala de aula com hipertexto, favorece aos alunos, um sistema de colaboração, terminando por aprender mais através das diversas fontes, sendo que a própria definição de hipertexto, pode nos levar a essa interação.
Digo que, os educadores também podem mediar o trabalho com hipertexto para as funções pedagógicas, utilizando-se de texto variados, o que trará vantagem na construção de um conhecimento compartilhado, sendo assim uma potente ferramenta na organização da diversidade interdisciplinar.



quinta-feira, 15 de abril de 2010

Investigando a construção da história!



A professora Francisca, verificou que fatos históricos tornam-se significativos para o seus alunos a partir do momento que ele se torna um pesquisador e certifica-se que ele também é um construtor de história. E consegue constatar esse fato a partir do momento que propõe a eles para utilizar a internet e fazerem investigações sobre a história da vida de alguns vultos históricos e posteriormente os mesmos socializam em sala seus resultados.