sábado, 19 de junho de 2010

Unidade 4 - Currículo, Projetos e Tecnologia

Governo do Estado do Tocantins
Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria regional de Ensino de Arraias
Escola Estadual Brigadeiro Felipe.


Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC´S
Unidade: IV
Atividade I: Currículo, Projeto e Tecnologia.
Cursista: Francisca Maria C. de Souza
Data: 19.06.2010.
Duração da aula: três horas aulas.
Componentes Curriculares: Matemática, História e Ciências.
Relatório:
Conteúdo: Unidade de Comprimento, Massa, Cuidados com a saúde.
Turma: 5º Ano.


Medidas de Comprimento e os Instrumentos Mediadores

Sendo a matemática e a história, ciências de descobertas, percebi a necessidade de realizar, conforme o conteúdo planejado sobre medidas de comprimento, busquei primeiramente, a formação da provocação de um debate, com a finalidade de fazer uma sondagem do conhecimento prévio do educando.
Foram levantadas algumas questões relacionadas aos instrumentos utilizados antigamente e os usados atualmente a favor da concretização de algumas ações humanas em seu cotidiano.
Após a ocorrência da socialização, houve a apresentação de um vídeo, aonde narrava a história que deu origem ao surgimento do uso das medidas, levantou-se também a questão do mentor para as mudanças, sendo o rei da França, pois as formas e os meios que se sobressaiam naquela época, em que a utilizava-se da mão, com o uso das falangens (as divisões do dedo), o palmo, a jarda, braças, pés e passas, varra, légua e outras partes do corpo como referência de medidas para construir, plantar, enfim contabilizar distância, altura, largura e outros.
E em seguida à apresentação do vídeo, foi apresentado aos alunos os instrumentos que viriam a substituir os antigos, devido a incompatibilidade do tamanho dos usados. Então concluiu-se, que deveriam ser adotados meios padronizados para medir, como a régua, fita métrica, trena e as unidades a serem utilizados como padrão mundial, sendo o milímetro (mm), centímetro (cm), metro (m), quilômetro (km), e para efetivar o aprendizado dos alunos, partiu-se para a elaboração de uma tabela, aonde informaria o nome do aluno, a altura, o tamanho do calçado, o peso, e as medidas usadas foram o metro e centímetro. Os alunos, concluíram com grande entusiasmo a aquisição do aprendizado, fazendo até um comparativo das medidas de si, com a do colega, provocando dessa maneira a alguns, até procurarem o médico para averiguar se o seu desenvolvimento estava dentro dos padrões de saúde.
Concluo que foi uma aula muito produtiva, na qual foi enfocado as disciplinas de Matemática, História e Ciências, aonde lidamos com os números e sua significância, a criação da história das medidas, e as questões do desenvolvimento do corpo, altura e idade, aonde entrei com a necessidade da vigilância com a saúde, que devemos ter. Digo então, que a riqueza das manifestações da aprendizagem foi visível e satisfatória!

Um comentário: